Uso de fluorescência de raios X para quantificação de aditivos plásticos

No simpósio científico organizado pela Sociedade Alemã de Gestão de Resíduos (SAGR), Aleksander Jandric et al., como parte da equipe científica da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (BOKU) em Viena apresentará em 14.3.2019 os resultados de pesquisas sobre a concentração de retardantes de chama bromados em plásticos de equipamentos elétricos antigos, medidos usando fluorescência de raios-X portátil (FRX).

O FRX é atualmente uma das tecnologias mais populares para a análise de aditivos plásticos. Dentro do Projeto LaWEEEda Erasmus+, os parceiros de projeto da Universidade La Salle de Leon (Nicarágua) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) adquiriram tais dispositivos FRX e, assim, expandiram as possibilidades para as pesquisas de materiais residuais nas respectivas universidades.

Images regarding the use of X-ray fluorescence for the quantification of plastic additives